Anualmente, no dia 02 de agosto ou data próxima, os Organismos Afiliados da AMORC celebram uma homenagem a H. Spencer Lewis, o primeiro Imperator da Ordem Rosacruz para o atual ciclo. Nosso blog homenageia o Frater Lewis neste ano com o texto abaixo, de autoria do Frater Salvatore Tasca, FRC.
"Ao prosseguirmos com nossos estudos rosacruzes, nos tornamos mais e mais conscientes da extraordinária envergadura de H. Spencer Lewis. Façamos um apanhado rápido de suas realizações.
Harvey Lewis possuía conhecimento profundo de filosofia no amplo sentido da palavra; uma excepcional visão dos problemas da vida. Dominava toda classe de fenômenos psíquicos, pintava quadros a óleo, fazia desenho artístico, pesquisava biologia, medicina e psicologia. Construiu o Luxatone, o órgão de cores, que demonstrava a harmonia entre sons e cores. Exercia atividade de fotógrafo e publicitário, sendo certo que um de seus slogans, "Conheça primeiro a America", persiste até hoje. Montou o primeiro transmissor de rádio nos EUA (isto é, o primeiro no pais a funcionar). Grandes empresas de renome mundial o tinham como conselheiro de negócios e muitas delas expandiram suas atividades agindo de acordo com os princípios cósmicos.
E o que diremos do que escreveu? Como poderia ter escrito tanto? Como conseguiu tratar de tantos assuntos com tanta segurança? Seu expediente diário era praticamente o dobro em duração do que uma simples semana de 40 horas - e alguns de seus assessores o acompanhavam nisto, pois eram contagiados pelo seu extraordinário entusiasmo, apego e amor pelos ideais Rosacruzes em prol da humanidade. Suas pesquisas científicas, em todos os campos, somadas ao que aqui dissemos, nos dão um total fora do comum.
![]() |
| H. Spencer Lewis, 1915 |
Quando H. Spencer Lewis escreve as monografias, um livro, um artigo de revista, parece estar ao nosso lado, mostrando-nos um manuscrito em suas mãos, fazendo isso de maneira modesta, natural, conversando conosco, como um velho amigo (tanto que o nome místico "Alden", que ele escolheu, significa, em escocês antigo, "Velho Amigo"), deixando-nos livres para aceitar ou não o que nos indica.
Sempre que pudermos, lembremos, meditemos, sobre a importância da "Missão Cósmica" de um místico da sua estatura, e o que ela representa para o beneficio da humanidade. Lembremo-nos que o Frater H. Spencer Lewis teve como Missão Cósmica a de ajudar um numero muito grande de pessoas a subirem muitos, muitos degraus nesta encarnação, na Escala Cósmica".
Salvatore Tasca, FRC

